História
Histórico da Disciplina de Cirurgia Pediátrica
O Setor de Cirurgia Pediátrica teve início em agosto de 1982, como setor da Disciplina de Cirurgia Geral e Torácica, chefiada pelo Prof. Ruy E. Ferreira-Santos. Neste momento, houve a contratação de dois médicos assistentes Dr. Roberto Cardoso e Dra. Yvone Avalloni de Morais Villela de Andrade Vicente. Neste momento inicial a Cirurgia Pediátrica não possuía leitos, ambulatórios ou horários cirúrgicos que foram sendo conquistados gradativamente, junto aos colegas do departamento.
Após nove anos, em 1991 houve a contratação da primeira docente do setor de Cirurgia Pediátrica, a Dra Yvone A.M.V.A. Vicente, passando o setor a contar com um médico assistente e uma docente. Em 1996 foi criada a oficialmente a Disciplina de Cirurgia Pediátrica e também a residência médica em Cirurgia Pediátrica do HCFMRP-USP, que teve como seu primeiro residente especializado o Dr. Flávio de Oliveira Pileggi.
Em 1998, após 15 anos, foram contratados dois novos médicos assistentes para a Disciplina, Dra. Maria de Fátima Galli Sorita Tazima (1998-2003) e Dr. Flávio de Oliveira Pileggi (1998-2020) e posteriormente outros contratos de médicos assistentes foram feitos; Dr José Janeiro Pato Garrido (2007-atual), Dra. Alexandra Longo Camperoni (2008-2020), Dr. Gustavo Orsi (2008-2013), Dr. Fábio Antônio Perecim Volpe (2009-atual), Dr Luis Eduardo Ricci Camperoni (2010-2019).
Em 2000 foi contratada a Dra Renata Panico Gorayeb, do Serviço de Psicologia como responsável integral pela assistência psicológica das crianças hospitalizadas, e seus familiares, que anteriormente eram atendidas em esquema de Pedidos de Interconsulta. Criando com alunos, residentes, assistentes e docentes das duas áreas, um trabalho interdisciplinar pioneiro na área de Cirurgia Pediátrica no Brasil.
Em 2003 a Dra Maria de Fátima passa a ser Docente FAEPA, integrada à Disciplina de Cirurgia Pediátrica, com foco na atenção secundária a pacientes pediátricos no CSE Cuiabá. Em 2008, a mesma passa a Docente USP, responsável pela atenção secundária a pacientes pediátricos no CSE Cuiabá e Hospital Estadual, além de suas atividades docentes no Campus, até os dias de hoje.
Em outubro de 2009 a Disciplina recebe como Docente o Dr. Lourenço Sbragia Neto, ex-aluno e residente da FMRP-USP e ex-docente da UNICAMP, que traz consigo a organização de um laboratório de pesquisas na área de Medicina Fetal, ampliando as áreas de pesquisa, pós graduação e atuação da Disciplina.
Em 2010 a coordenação do Programa de Manejo de Cólon foi assumida pelo Dr. Fabio Antonio Perecim Volpe. O programa foi reestruturado e reorganizado e hoje é referencia nacional no atendimento de crianças com doenças colorretais.
Em 2019 o Dr. Fabio torna-se docente FAEPA assumindo além da assistência e ensino de graduação a função de coordenador cirúrgico do Programa de Transplante de Órgãos. Ainda em 2019 foi contratada como médica assistente a Dra Wellen Cristina Canesin para desenvolver atividades assistenciais junto ao grupo integrado de Transplante de Órgãos e divisão de Cirurgia Pediátrica.
Duas novas contratações como médicas assistentes aconteceram em 2020, Dra Ana Laura Ferreira Mársico, ex residente e Dra Vilani Kremer especialista em oncologia cirúrgica pediátrica, de forma que hoje a Divisão de Cirurgia Pediátrica conta com três docentes em tempo integral, quatro médicos assistentes, 19 residentes formados em Cirurgia Pediátrica nesta instituição e três em formação. As atividades assistenciais são desenvolvidas no complexo hospitalar da FMRP que conta com o HC campus, HC Criança, Unidade de Emergência, Centro de Saúde Escola e Hospital Estadual de Ribeirão Preto, com atividades na enfermaria, em 4 ambulatórios com média de 25 crianças atendidas em cada um por semana e uma média de 12 cirurgias agendadas semanalmente. Sendo ainda esta disciplina responsável pela formação de alunos de graduação e pós-graduação.
O trabalho desenvolvido nesta disciplina é integrado aos cursos de graduação e de pós-graduação, programa de residência médica, ambulatórios especializados e integrados, grupos interdisciplinares de Fígado e vias biliares, Medicina Fetal, Intestino Curto, Intersexualidade, Manejo de Cólon, Manejo e Orientação aos Pacientes Gastrostomizados, Oncologia e Prevenção do Trauma Psicológico na Criança Operada.
As linhas de pesquisa desenvolvidas pela disciplina desde sua criação foram de motilidade gastrointestinal e atualmente, desde a contratação do Dr. Louenço como docente, desenvolvem-se também pesquisas de Medicina Fetal e Cirurgia Neonatal.
O ponto importante a ser ressaltado no trabalho desta disciplina, é a atuação interdisciplinar no atendimento de todos os pacientes, tanto de ambulatório, como internados procurando analisar e tratar o paciente do ponto de vista bio-psico-social, tendo para isto uma equipe interdisciplinar especializada (médicos, psicóloga, assistente social, pedagoga, fonoaudióloga e equipe de enfermagem), trabalhando com as crianças e pais de forma integrada.